sábado, janeiro 21, 2012

EU CONTRA O JORNALISMO VERDADE

Nunca gostei do jornalismo verdade, que sempre foi sacaneado, desde os tempos mais remotos, no rádio por Orson Welles que fez transmissão onde a cidade era invadida por alienígenas, na televisão décadas atrás por Chico Anysio ou pela TV Pirata por exemplo, ou algo mais atual, pelo Pânico na TV ou Comédia MTV. Eis que deste último surge seu representante mais versátil, Marcelo Adnet, para encarnar a coisa mais legal pra mim do jornalismo mentira de todos os tempos, que nunca foi de ver na TV esses programas mas sim ler o colunista Agamenon Mendes Pedreira, do segundo caderno do Globo. Pra mim, mais engraçado que 20 Pânicos na TV ou que o Chico Anysio 10 vezes imitando o Jornal Nacional.




Um filhote dos Cassetas & Planetas, o filhote mais engraçado, virou filme! Vi quarta-feira lá no cine Odeon. Começa em tom documental já usado por Woody Allen em seu fantástico Zelig, muda para um filme histórico deturpando totalmente a História e termina como um grande quadro do finado programa Casseta & Planeta. Gostei do início e do meio. O início onde é um documentário e tenta-se descobrir quem é essa figura chamada Agamenon, cercado de especialistas e celebridades para decifra-lo. O meio mostra as aventuras dele na juventude e essa parte pertence ao multi-artista Marcelo Adnet. Rouba fácil o filme, cantando, drogando-se, tentando falar alemão, apanhando etc. Adnet sozinho interagindo com os vídeos históricos já dá pra rir alto (lol).

Quando muda pro Agamenon pós-guerra, quem assume é o casseta Hubert, um de seus criadores. O filme perde o ritmo mas, para salvar o humorista, chegam as participações especiais! E as entrevistas que o repórter consegue então? Ponto alto dessa parte. O negocio é que, perto do fim, o Hubert já tá descaracterizado, ele já esqueceu o personagem, o roteiro babou, tá uma confusão geral. Essa é a intenção do pastelão. Não é fora de série mas diverte. Só faltou alguma cena pós-créditos, que fica só na música. Faltou um desfecho à altura. Mostrava só o rosto do Adnet piscando os olhos que já tava bom.

2 comentários:

Bondgirlpatthy 007 disse...

Eu detesto telejornal, prefiro me informar pela internet e pelo rádio (Bandnews FM 96,9 SP)pq o ritmo é mais ágil. Prefiro mto mais assistir seriados e novelas pq telejornal de cada 10 notícias 10 são ruins/chatas. E o pior é q notícias culturais e leves são alinhavadas. De stress e problemas basta o da rua. Qdo ligo a TV quero me desligar do stress e do mundo cheio de tragédias q eu não posso resolver pelo simples fato de saber delas pq p/ mim isso não muda nada. Bjs

Gus Rezende disse...

Apoiada!