domingo, abril 10, 2016

EU CONTRA 007s CLICHÊS

Então, né gente, no fim do ano passado de 2015 depois de 3 filmes originais chegou o quarto filme do 007 Craig. Originais? Por que eu disse isso? Depois de assistir algumas vezes 007 CONTRA SPECTRE (2015) notei algumas coisas. Os clichês. São muitos. Infinitos. No caso de 007, ele cria seus clichês, define o cinema e define o que os filmes posteriores de ação vão mostrar (suas cópias). Mas, em 007 CONTRA SPECTRE, vi pouco disso. São clichês requentados, milhares deles (!), bem previsíveis. Cuidado não leia abaixo, contém citações de trechos do filme (spoilers):


PRIMEIRO (E MAIS IMPACTANTE): O acaso salva o herói. Aconteceu! É engraçado, é divertido, mas isso NÃO É 007! Isso é Indiana Jones, isso é Star Wars etc... Não é 007. 007 conta consigo mesmo e só, sua inteligência, pistola e equipamento. Só!

SEGUNDO: Os assassinos profissionais quando vão matar são mortos. Aconteceu! Um dos maiores clichês que existem no cinema. E que, o qual, aliás, entretanto, aparece no Primeiro filme da série, 007 CONTRA O SATÂNICO DR. NO (1962). Nuss!

TERCEIRO: Equipe sai do escritório e ajuda o herói. Aconteceu! É legal, é interativo, é inédito na série, justifica o pagamento do salário de um elenco que é caro, mas isso NÃO É 007! Isso é Missão Impossível, Agente da UNCLE etc... Não é 007. 007 age sozinho, não trabalha em equipe, nunca!

QUARTO: Clichês requentados do próprio 007 (auto-referências) - Conseguir controlar a aeronave quando está quase batendo no chão... Não creio! Os roteiristas não viram filmes anteriores!? O próprio intérprete atual de 007 já fez o mesmo em um filme anterior, o intérprete anterior já fez o mesmo em filme anterior, o intérprete ant... resolvendo a situação no momento crucial do tema musical... o que também já...


Parei. Agora parei. Tem que melhorar essa parada aí chamada de roteiro. O filme é investigativo, o tom é interessante, o elenco incrível, os diálogos marcantes mas realmente decepciona em algumas partes. Outra coisa que não entendo é a trilha sonora. A massa de fãs deveria fazer uma abaixo-assinado. Apesar da música-tema continuar de altíssima qualidade (ganhou outro merecido Oscar seguido) é muito fraca o resto da trilha sonora, já é o segundo filme seguido que é, desde a chegada do Thomas Newman na série. Parece que mudou alguma coisa no mando da série. Quando algo estava capenga, antigamente se trocava e melhorava. Outra coisa que não compreendi foi a direção de fotografia que mudou. Do filme anterior, 007 OPERAÇÃO SKYFALL (2012), foi belíssima e superpremiada, ninguém sabe o porquê de ter mudado de técnico. Alguém sabe? Nesse filme está apenas OK o que a fotografia no anterior estava de babar. E não quero nem entrar no mérito dos pôsteres oficiais... Bem, provavelmente há mais mas, por hora, essas são minhas considerações sobre esse 007 CONTRA SPECTRE (2015). Vou ficar de olho investigando pra onde essa série vai...




Nenhum comentário: